topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » O First mais "velhinho"...

 

O First mais "velhinho"...

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

É verdade. O First Portuguese Canadian Cultural Centre, nosso “First” como, carinhosamente, é conhecido, acabou de completar 57 Primaveras na última segunda-feira (dia 23) sendo, para aqueles que desconhecem este facto, o clube de raízes portuguesas mais antigo no Canadá. Foi o pioneiro, por assim dizer, no associativismo que posteriormente deu “vida” a muitas outras agremiações sendo das suas fileiras que saíram os elementos que vieram formar muitas das associações que hoje existem no seio da nossa comunidade.

O First foi também o “first” no desporto-rei, no futebol, no hóquei no gelo, no ensino oficial da língua portuguesa, na assistência à terceira-idade (seniores), nos cursos práticos de computorização, nos trabalhos manuais, lavores, pintura, culinária, preparação para as provas de cidadania canadiana e muitos outros virados para o apoio à nossa gente. Por tudo isto são merecedores do nosso respeito pela obra altruísta que ao longo destes anos da sua existência se tem dedicado. Outra faceta deste nosso brilhante e sempre amado clube foi daqui que na grande “onda” da imigração portuguesa que os nossos cidadãos que chegavam a Toronto vinham solicitar apoio na busca de teto, trabalho e de contactos com os departamentos do Governo. Ali, no First, havia sempre voluntários para acompanhar a nossa gente que aportava nesta cidade.

Como tudo na vida também teve altos e baixos na sua caminhada até ao presente. Já foi proprietário dum magnífico edifício mas que, por fraca gestão, perde-o ficando no entanto em pedra-e-cal a sua obra social e clubista e que tem vindo a dar seguimento e até ampliado. No presente, na sua sede no 60 da Caledonia Road, junto à Saint Claire, está ficando apertada, ou pequena, para albergar e ampliar as suas actividades e, n o discurso do seu presente presidente Rui Gomes, muito em breve, possivelmente, o seu espaço será alargado.   

Na cerimónia de porto-de-honra, foi cantado, pelos presentes, os “parabéns” seguido de corte de bolo e, claro, acompanhado por champanhe ou branco. Apenas dois ex-presidentes compareceram, o Leo Pereira e o Luís Raposo, e o actual, o Rui Gomes dentro de tantos que no passado geriram as suas actividades. O mesmo se passou com os fundadores onde apenas um, o Luis Francisco, sócio numero quatro, participou e na sua breve alocução lamentava que todos os outros, ex-presidentes e fundadores, tenham “esquecido” o First. Dos políticos habituais que compareceram apenas dois vereadores, a Ana Bailão e o Cesar Palácio, que se juntaram nesta efeméride. Quanto ao sócio e ex-aluno de português, quando criança, do First, e que no presente ocupa o cargo de Ministro das Finanças no Governo do Ontário, o luso-canadiano Charles de Sousa, nem sombra….

No sábado da semana seguinte realizou-se, pelas 19 horas, um cruzeiro no lago Ontário para angariação de fundos para a obra social desta nossa organização no barco (boat) The Pioneer Queen, que traduzido para o nosso idioma é “A Rainha Pioneira” e que é a realidade, pois o First, é o “O Rei Pioneiro” (neste caso, o Clube Pioneiro).

Muita gente e muito se comeu, tipo bufete, servido pela Churrasqueira Martins, e se dançou enquanto o boat sulcava as águas do lago numa tarde maravilhosa e alegre com música DJ e pelo artista Florivaldo José (Raça Latina). Outro bolo comemorativo (uma oferta da padaria/pastelaria Doce Minho) foi cortado pelos dois presidentes, da Assembleia Geral e Direcção, respectivamente o Dr. Tomás Ferreira e Rui Gomes acompanhados doutros elementos do Executivo.

Viva o FIRST e que continue por muitos e muitos anos nesta obra social e de preservar a língua, apoio ”terceira idade” e a cultura lusa. VIVA!

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007